1.1 / Panóptico / Componente Prática
1.1.9 Estrutura e organização do espaço virtual
Os seguintes tópicos são uma descrição dos componentes espaciais do Panóptico interespecífico tendo em conta as especificidades dos seus habitantes. Tais considerações têm como objectivo a materialização em Processing do espaço virtual aqui descrito.
I - Produtores: Os produtores são imóveis e encontram-se distribuídos em grupos de três indivíduos no centro da sua ala durante os períodos diurno e noturno. Cada ala representa um quarto do circulo, as mesmas não se isolam entre si por meio de muros, os seus limites são apenas uma regra conhecida por todos os habitantes do Panóptico.
Fig. 7 Distribuição noturna dos níveis tróficos em alas e celas
II - Consumidores de 1ª ordem: Este tipo de condenados tem a capacidade de se deslocar. Durante o dia encontram-se agrupados em conjuntos de três no centro da ala 2, à noite são repartidos individualmente pelas celas. As celas abrem de manhã, para que os prisioneiros se agrupem no centro, fechando durante a noite, altura em que os mesmos já deverão ter recolhido à sua divisória. Se o condenado desrespeitar os horários de abertura e encerramento da cela deve ser sancionado.
III - Consumidores de 2ª ordem: Os carnívoros representam o tipo de criminoso mais perigoso, além de violentos, deslocam-se mais rapidamente que os consumidores de 1ª ordem. Estes indivíduos são mantidos nas celas individuais da ala 3 durante os períodos diurno e noturno. Sendo que deve existir o mínimo de convivência com outros condenados, cada recluso tem direito a dar uma volta à torre de vigia uma vez por dia, num período curto de tempo. Os passeios são alternados, pelo que nunca existem dois reclusos carnívoros fora da cela simultaneamente. Desta forma, as celas da ala 3 abrem uma vez por dia, durante um curto intervalo de tempo, e alternadas entre si. Se o recluso não retornar à cela devida dentro do intervalo de tempo em que se encontra aberta deve ser sancionado.
IV - Decompositores: As bactérias e seres microscópicos são o único tipo de condenado que não é possível controlar, estes deslocam-se por todas as alas, alimentando-se de matéria morta e garantindo a alimentação das plantas. A remoção de cadáveres do Panóptico é, portanto, realizada por estes seres microscópicos cuja existência é determinante para o funcionamento do Panóptico. As celas da ala 4 destinam-se apenas aos fungos maiores como os cogumelos, as mesmas devem permanecer fechadas.
Vigilância
Fig. 8 Modo de operação da vigilância.
A vigilância opera no sentido do relógio, em intervalos aleatórios de tempo;
Quando um ser vivo observa outro desobedecer sem ser sancionado (intervalo de vigilância inactiva) incorre no mesmo tipo de desobediência, originando uma cadeia de infracções e o possível descontrolo do Panóptico.
A sanção só acontece se o incumprimento for detectado pela vigilância.