# Fase 2

Desenvolvimento do Sistema Vivo

[exercício 1]

Enclausuramento do primeiro grupo de partículas, os Herbívoros ou consumidores de 1º ordem, na ala 2.

[exercício 2]

Enclausuramento de todos os grupos de partículas nas alas e celas correctas; Introdução de um contador de tempo e de duração (tempo de vida) nas partículas.

[exercício 3]

Introdução de crescimento nas plantas e do efeito de noite e dia. Introdução de duas distribuições espaciais para o Carnívoro - a distribuição normal (dentro da cela) e o intervalo (com acesso a todas as alas do Panóptico à excepção das celas), que acontece das 12:00h às 19:00h.

[exercício 4]

Introdução de duas distribuições espaciais para os Herbívoros - a distribuição noturna (isolados em celas individual) e a distribuição diurna (com acesso às alas dos Herbívoros e dos Produtores), que acontece das 7:00h às 19:00h.

[exercício 5]

Introdução da alimentação dos Herbívoros e dos Carnívoros, com falhas na deslocação devido à posição da torre de controlo.

[exercício 6]

Introdução da energia - cada partícula passa a dispor de uma quantidade de energia que vai de 0 a 20, decrescendo progressivamente com a passagem do tempo. Introdução da mancha de sangue quando um herbívoro ou carnívoro morre e dos resíduos orgânicos quando um produtor morre.

A mancha de sangue serve para depositar parte da energia da presa, de modo a ser transformada pelos decompositores em minerais, alimento para as plantas. Por sua vez, os resíduos orgânicos ou compostagem são os restos da planta morta que, por acção dos decompositores podem voltar a formar uma planta. Registo de algumas falhas ao nível da deslocação das partículas.

[exercício 7]

Correcções ao nível da energia, das deslocações e da inversão na direcção durante a colisão com a parede. Inserção um contador de tempo que contabiliza a passagem das horas e dos dias. Falhas na visibilidade do contador de tempo devido ao filtro utilizado para o período noturno.